PLANO DE MARKETING.

Componentes do Plano de Marketing. Para proporcionar um melhor desempenho nos Planos de Marketing obtendo os resultados esperados e medir o seu desempenho diante os seus departamentos de Marketing é necessário além de um estudo literal do mercado conter os pontos mais importantes de estratégia. Exemplo: 1. Missão da organização: Precisa conter e traduzir a razão de ser da empresa sob o ponto de vista do mercado e não dos acionistas ou proprietários . A empresa precisa entender que precisa atender e resolver qual tipo de necessidade deseja atuar ou trabalhar. A sobrevivência e a perpetuação da empresa dependem da relevância de sua missão e sua capacidade de executá-la. Uma vez definida tem que ser compreendida por todos os membros da organização, principalmente os envolvidos diretamente com os projetos abordados. 2. Análise de Mercado: É algo importantíssimo para a fixação de uma diretriz de mercado e campanha. Quais as principais tendências dos consumidores no mercado, que hábitos estão atuando, o que esta mudando na maneira como meus clientes buscam soluções para as necessidades, quais fatores externos, econômicos, políticos e demográficos podem afetar o mercado no próximo ano, quais seus principais concorrentes e quais são seus pontos fortes. São perguntas estritamente necessárias e relevantes para um plano de marketing e de gestão planejada de produtos e serviços. Sem essas informações é quase impossível num mercado de hoje uma empresa se estabelecer e encontrar soluções quando o problema chegar. 3. Histórico do Desempenho da Empresa: Permita realizar uma análise profunda do desempenho da empresa nos últimos anos, o ideal é trabalhar tanto dados de desempenho de mercado, como, por exemplo, participação de mercado, e indicadores internos da evolução de vendas, margens de lucros e a abertura para novos produtos e serviços. 4. Objetivos de Mercado: Com base na analise anterior traçar objetivos e metas para o próximo ano, observando o volume de vendas, participação de mercado e lucratividade esperada principalmente com o lançamento de novos produtos ou serviços, a mudança na imagem ou criação de uma nova linguagem, talvez até um reposicionamento. Sem esquecer que os objetivos devem contemplar tantos aspectos internos como externos á organização, objetivos relevantes para o desempenho da organização, mensuráveis e ao mesmo tempo desafiadores e atingíveis. 5. Estratégia de Marketing: Quais as principais estratégias para atingir esse ponto desejado nos objetivos do mercado devem estar totalmente pautadas para não haver erros e nem surpresas negativas, definir como segmentar o mercado definindo como se posicionar, ou seja, como pretende conquistar os clientes definidos como alvo, traçar uma estratégia para liderança de mercado ou seguidora ou ocupante de nicho são alguns dos pontos que devem estar na frente do projeto, se o produto estará posicionado no preço ou na marca por tudo é importante definir com clareza suas ações de marketing. 6. Composto de Marketing: A partir de um processo de segmentação e posicionamento bem elaborado é possível definir as principais ações para o Composto de Marketing: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Definir quis são as principais características que o produto ou serviço oferecido ao mercado devera contemplar, e a que preço e condições será comercializado, onde e como será distribuído e vendido, onde será feita a comunicação com o mercado, utilizando que meios e com que mensagem de marketing. 7. Controle e Acompanhamento: Uma empresa que de fato pretende adquirir a cultura da ação baseada no planejamento tem que ter algum sistema de acompanhamento. Relatórios de desempenho interno ou pesquisas de mercado, alinhados com os objetivos e metas são muito importantes. Duas ou três revisões anuais do plano também são recomendáveis. Sem exageros pois a energia dispensada ao controle não pode ser maior do que aquela utilizada na implementação da criação e manutenção do produto ou serviço. 8. Anexos: Relatórios, dados, pesquisas que ajudam a esclarecer e dar sustentação às recomendações feitas anteriormente. Precisam estar acompanhando sempre um Plano específico e eficiente de Marketing.

~ por leriostyle em dezembro 8, 2009.

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