PLANO DE MARKETING

O que é: Um Plano de Marketing consiste em um planejamento para determinada marca e para as linhas de produtos visando atingir as metas da empresa. Uma das ferramentas mais importantes no processo de gestão de marketing é o desenvolvimento do seu Plano de Marketing. Inúmeras empresas, de diversos tamanhos e setores, ficam literalmente reféns do acaso por não possuírem um guia que oriente sua atuação de mercado. É pensando nisso então que novas diretrizes têm sido elaboradas para sanar de vez esse grande nicho das empresas, da escassez muitas vezes de compreender a melhor estratégia. Um Plano de Marketing é o estudo de um determinado produto ou serviço na busca incessante em atingir o resultado esperado para atingir o alvo, buscando descobrir qual melhor estratégia, para determinar a ação necessária para aquele produto. O Plano de Marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas no mercado. O Plano de Marketing acaba estabelecendo objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico da empresa, andando assim lado a lado com o desenvolvimento do produto. Portanto um Plano de marketing é um documento que trata de tudo desde a descrição do produto a ser trabalhado ou serviço, quais estratégias, o tempo estimado e claro os custos a serem aplicados o tempo estimado para o retorno, formula, portanto um plano para comercializar produtos e/ou serviços,será o guiado produto para o sucesso esperado, um plano de marketing global da companhia pode ser composto a partir de uma série de planos de marketing menores para os produtos ou áreas individuais, assim sendo o plano de marketing disciplina o planejador a colocar idéias, fatos e conclusões de uma maneira lógica que pode ser seguidos por outros. O Plano de Marketing é à base do plano estratégico, pois determina, através de estudos de mercado, até mesmo o quê, como e quando será produzido um bem, serviço ou a idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos. A certeza de que o marketing é a ferramenta gerencial que mais influência a evolução do homem e da sociedade já não é mais novidade. A busca incessante pela satisfação de necessidades e desejos, mesmo os mais irrelevantes, tem levado o homem ao progresso, em termos sociais e tecnológicos, e a resposta para a solução de determinadas necessidades. É o que todos os administradores de marketing consideram genial, os planos de marketing oferecem vários benefícios, um plano bem feito ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e observar para tirar o melhor proveito das oportunidades do mercado. Assim sendo proporciona um meio de medir o desempenho do departamento de marketing pela comparação dos resultados com os objetivos, existem sim tipos e formas de planos diferentes, para diferentes propósitos e não apenas um plano de marketing de campanha, o objetivo do Plano de Marketing visa também equalizar a matriz Swot ou traduzindo para o português, FOFA- pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças, ou seja, transformar os pontos fracos em pontos fortes, e as ameaças em oportunidades de se estabelecer no mercado, revolucionar, ou criar mecanismos para se manter no foco e que seu publico alvo não deixe de adquirir seus produtos. É bastante comum em empresas que estão surgindo no mercado com novas idéias e estratégias ou até novos produtos elaborar um Plano de Marketing para conseguir assim investimentos para essa nova gestão. Sem duvidas um Plano bem elaborado pode facilmente render um bom contrato para alavancar suas receitas e investimentos em bancos com garantia de aplicação para o sucesso da empresa ou do produto a ser lançado em questão. Existem vários modelos de plano de Marketing e é impossível dizer que um único formato possa atender perfeitamente as necessidades de todo tipo de empresa. Minuciosidades do mercado de atuação e da própria organização devem ser levados em consideração na escolha ou construção do modelo de planejamento de cada empresa, o mais importante nesse caso é que a empresa adote um modelo que seja adequado as sua necessidades e crie a cultura do planejamento e ações baseadas no mesmo.

~ por leriostyle em dezembro 8, 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: